TORNE-SE MEMBRO DA NOSSA FAMÍLIA

Santa Unção

Reconciliação

Ordem

«Os sacramentos no catolicismo estabelecem uma relação entre Deus e os homens e uma participação destes últimos na vida divina» (Benedetto Testa)

Na ação sacramental dá-se a união entre um elemento material e a palavra de fé da Igreja. Os sacramentos operam o mistério salvífico, porque foi o mistério de Deus incarnado que tornou acessível e visível a salvação.

«O sacramento define-se assim como «sinal de coisas sagradas para santificar os homens»  (S. Tomás de Aquino)

Por outro lado, a Igreja «em Cristo, é como que o sacramento ou sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o género humano».

Assim, se constitui a Igreja sacramento de salvação e de unidade com todas as suas funções e dimensões (LG 31).

Os sacramentos são sete e podemos agrupá-los em três grupos:

• Os sacramentos de iniciação cristã (Baptismo, Confirmação e Eucaristia);

• Sacramentos de cura (Reconciliação ou Penitência e Unção dos Enfermos);

• Sacramentos ao serviço da comunhão (Ordem e Matrimónio).

Sacramentos de iniciação cristã: São o que nos introduz as bases de toda a vida cristã.

Sacramentos da cura: São a presença do Espírito Santo quando estamos doentes, quer corporal quer espiritualmente. Pelos sacramentos de iniciação cristã recebemos a vida renovada, a vida nova, que no entanto, pelo pecado podemos perder esta vida, visto ainda estarmos confinados à vida terrestre. O mesmo acontece em relação à doença física, o Espírito Santo dá-nos força, somos acompanhados.

Sacramentos ao serviço da comunhão: São os sacramentos que permitem a consagração numa missão particular. Consagra aqueles que recebem o sacramento da ordem para que sejam «com a palavra e graça de Deus, os pastores da Igreja» e «os esposos cristãos são fortalecidos e como que consagrados por meio de um sacramento especial em ordem ao digno cumprimento dos deveres do seu estado».

arrow&v