QUASI-PARÓQUIA DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

A comunidade do Coração de Maria nasce pelos anos 60, no tempo em que era Prior de São Sebastião o Rev. Pe. António Monteiro, cmf, numa antiga carvoaria, emprestada pela Sra. Maria dos Prazeres Silva e que foi o abrigo para este pequeno grupo, que assim iniciava, sem o saber, os primeiros passos para a criação da Paróquia do Coração de Maria.

Com a graça de Deus, este pequeno grupo cresceu e aquela antiga  carvoaria, agora transformada numa pequenina capela, já não conseguia albergar o número de fiéis que ali acorria para a celebração da Eucaristia. Foi com a preciosa ajuda do Prof. Serrano, à data, diretor da Escola Primária nº 8 da Azeda, que ali a comunidade começou a celebrar, permanecendo naquela escola até Março de 2020. Damos muitas graças a Deus a todos os professores e auxiliares que sempre tão bem nos acolheram naquele lugar onde fomos alunos de Jesus.

No ano de 1995, sendo ao tempo prior de São Sebastião o Rev. Pe. Álvaro Teixeira a comunidade foi elevada a Quasi-Paróquia e dedicada ao Coração de Maria. Nesse mesmo dia de 95, a Câmara Municipal atribuiu o nome da Avenida do Coração de Maria à rua onde se situa o terreno também ofertado pelo município, para a construção da futura igreja e edifícios sociais.

Ganha assim força o sonho da comunidade ter um lugar próprio para celebrar a sua fé e ponto de encontro da paróquia nascente.

À medida que se faziam esforços para a angariação das verbas necessárias para se construir a igreja, desenvolveu-se a pastoral, fomentando e acompanhando a Catequese da infância e adolescência, a Conferência Vicentina, o Grupo de Jovens, o Coro, e o Grupo de Oração do Santo Rosário.

A construção da igreja foi possível no final de 2019, depois de muitas reuniões com diversas entidades e empresas, que nos permitissem erguer um edifício de baixo custo. O Gabinete SamiArquitectos desenhou, a nosso pedido, um edifício em madeira e a empresa Colicapela deu corpo a este projeto. Durante este processo houve um benfeitor que foi como uma pedra preciosa no nosso tesouro divino, que ajudou a limpar o terreno, a vedá-lo e a construir um projeto sólido, mas audaz.

No meio das tribulações do ano de 2020, a comunidade conseguiu concretizar esse velho sonho, uma igreja simples e humilde, mas que se deseja ser a verdadeira casa de Jesus.

A NOSSA PARÓQUIA

A Paróquia de São Sebastião de Setúbal é uma das mais antigas de Setúbal e abrange uma vasta população da zona Este da cidade. Tem como sede a Igreja de São Sebastião, sendo o glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão, o seu padroeiro.

MORADA

Largo de São Domingos

2910-092 SETÚBAL

GPS: G4F8+92  Setúbal

(38.5234847, -8.8848878)

E-mail: geral@paroquiassebastiao.diocese-setubal.pt

Telefone:  265 523 051

Telemovel: 929 167 104

INSCREVA-SE E RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS
  • Gris Icono de Instagram
  • Gris Facebook Icono
  • Gris Icono de YouTube

© 2020 por Paróquia São Sebastião