Holding Hands

GRUPO SÓCIO-CARITATIVO

O Grupo Sócio Caritativo (GSC) nasceu em 2006, devido aos inúmeros pedidos de ajuda que chegavam diariamente à Paróquia, tendo como primeira coordenadora a senhora Vemerinda Silva

 

A sua equipa de voluntários fez, desde o seu início, parte das Equipas de funcionamento do bar aos sábados e domingos e posteriormente só aos sábados.  O GSC começou por gerir um programa de Ajuda Alimentar (PCAAC) lançado pela Segurança Social, também se tornou parceiro de outras organizações como a Cáritas e Cruz Vermelha Portuguesa

Como resposta social da Paróquia de São Sebastião em 2008 foi criado o Domingo da Partilha, que ainda se mantém, coincidindo com o 3º domingo do mês, onde os paroquianos levam para a própria Eucaristia alguns alimentos que depois são levados no momento do ofertório ao altar, desta forma procura-se ajudar as famílias que não têm enquadramento nos programas da Segurança Social. Também aqui sempre foi preciosa a ajuda de muitos particulares que com as ofertas em numerário ou espécies nos ajudaram a alcançar os objetivos.

O acesso de alguns programas da Cáritas e do Fundo Diocesano de Emergência possibilitou satisfazer o pagamento pontual de rendas de casa, despesas de água, energia, gás e outras indispensáveis e que por vezes surgiam associadas às carências básicas dos que lhe solicitavam ajuda alimentar, mas que, até então o CSP não tinha conseguido responder. 

O GSC que chegou a contar com 25 voluntários, ajudou de forma constante cerca de 200 famílias, nos diferentes sectores de carência como na alimentação, vestuário, outros bens como louças, eletrodomésticos etc. Também dinamizam os peditórios anuais da Cáritas Portuguesa, Cruz Vermelha e Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Com vista à continuidade do trabalho já realizado, e pelas exigências entretanto colocadas pelos programas da Segurança Social, foi necessário que este trabalho se profissionalizasse com a ajuda dos técnicos do Centro Social Paroquial de São Sebastião (CSPSS).

 

Agora, os voluntários do GSC, fazem hoje este trabalho integrado com o CSPSS nos diferentes serviços disponibilizados às famílias mais necessitadas.

 

A partir de 2009 por iniciativa do Agrupamento de Escuteiros 59 criou-se o projeto “Bebé Quentinho”, com vista a angariação de bens como roupas, alimentos e brinquedos. O GSC ficou encarregue de fazer a distribuição destes bens pelas famílias com crianças entre os 0 meses e os 6 anos. Sendo um grupo paroquial, estão ao serviço da própria paróquia sempre que lhes é solicitado.

Vemerinda Silva

A NOSSA PARÓQUIA

A Paróquia de São Sebastião de Setúbal é uma das mais antigas de Setúbal e abrange uma vasta população da zona Este da cidade. Tem como sede a Igreja de São Sebastião, sendo o glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão, o seu padroeiro.

MORADA

Largo de São Domingos

2910-092 SETÚBAL

GPS: G4F8+92  Setúbal

(38.5234847, -8.8848878)

E-mail: geral@paroquiassebastiao.diocese-setubal.pt

Telefone:  265 523 051

Telemovel: 929 167 104

INSCREVA-SE E RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS
  • Gris Icono de Instagram
  • Gris Facebook Icono
  • Gris Icono de YouTube

© 2020 por Paróquia São Sebastião