ESTRUTURAS PAROQUIAIS

CONSELHO PASTORAL

O Conselho Pastoral Paroquial é um órgão representativo da comunidade paroquial, cuja função é organizar, unir e dinamizar a vida pastoral paroquial.

Juntamente com o pároco, este Conselho deve saber ler as realidades paroquiais, para que as propostas de acção a desenvolver possam fazer crescer e animar toda a comunidade eclesial.

Para isso, o Conselho Pastoral deve estar atento às aspirações e necessidades da comunidade cristã, reflectir sobre elas e

 

"planear, dinamizar e coordenar todas as actividades de carácter pastoral",

lançando

"acções que requeiram a responsabilização de toda a paróquia".

Assim, na linha das orientações do Concílio Vaticano II, o Conselho Pastoral, no seu funcionamento e acção, constitui um espaço muito proveitoso para fomentar a unidade e a co-responsabilidade dos seus membros na missão da Igreja, em ordem à construção de uma autêntica comunidade cristã.

No exercício das suas funções, compete-lhe, em concreto, elaborar planos de acção pastoral e o programa anual de actividades, bem como acompanhar e avaliar a sua execução.

O Conselho Pastoral Paroquial reúne ordinariamente três vezes por ano, podendo a juízo do pároco ou dos seus membros reunir extraordinariamente. A fim de garantir a assistência permanente à vida paroquial, em colaboração estreita com o Pároco, foi constituído um Secretariado Permanente.

 

Este órgão, formado por três a cinco membros do Conselho Pastoral, reúne-se periodicamente, tendo a responsabilidade de elaborar a agenda de trabalhos, animar e acompanhar a execução dos planos ou decisões tomadas pelo Plenário e, ainda, de substituir o Plenário em casos que exigem maior celeridade.

CONSELHO ASSUNTOS ECONÓMICOS

O Conselho para os Assuntos Económicos (CAE) é um órgão consultivo, constituído por um mínimo de três pessoas, sendo o pároco o seu presidente por inerência e que em conformidade com o Código de Direto Canónico, ajuda à atividade paroquial.

Ainda que os seus pareceres sejam consultivos esta é uma instituição de existência obrigatória em todas as paróquias e rege-se pelas normas do Direito Canónico e pelas disposições das normas diocesanas.

O Pároco representa a Paróquia em todos os atos jurídicos, preside ao CAE, e assume a responsabilidade dos seus atos. Ele e o CAE são responsáveis diante da Comunidade paroquial pelo correto e pontual cumprimento de todos os deveres e obrigações que, por direito canónico ou civil, lhes são impostos.

O CAE, em alguns lugares é designado como Comissão Fabriqueira ou Corporação Fabriqueira, e a ele compete a administração do fundo paroquial pertencente à Fábrica da Igreja ou Paróquia.

Os elementos que compõem o CAE são sugeridos ao Pároco pelo Conselho Pastoral Paroquial, sendo depois apresentados por este ao Bispo Diocesano a quem compete emanar Decreto de nomeação, normalmente com validade de três anos.

A NOSSA PARÓQUIA

A Paróquia de São Sebastião de Setúbal é uma das mais antigas de Setúbal e abrange uma vasta população da zona Este da cidade. Tem como sede a Igreja de São Sebastião, sendo o glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão, o seu padroeiro.

MORADA

Largo de São Domingos

2910-092 SETÚBAL

GPS: G4F8+92  Setúbal

(38.5234847, -8.8848878)

E-mail: geral@paroquiassebastiao.diocese-setubal.pt

Telefone:  265 523 051

Telemovel: 929 167 104

INSCREVA-SE E RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS
  • Gris Icono de Instagram
  • Gris Facebook Icono
  • Gris Icono de YouTube

© 2020 por Paróquia São Sebastião