Holding Hands

EQUIPA DE CASAIS – “COMUNHÃO E PARTILHA”

A Equipa de Casais Comunhão e Partilha foi constituída a 22 de Novembro de 1986 pelo Pe. Álvaro Magalhães Teixeira, que pretendia criar um Movimento que integrasse equipas de jovens casais, a fim de dar continuidade à caminhada iniciada nos grupos de jovens.

Em simultâneo, havia o objectivo de contribuir para uma prestação de serviço à paróquia, já que com o casamento havia um abrandamento nessa participação. A Equipa começou por ser formada por cinco jovens casais, tendo em fase posterior acolhido mais um outro casal e recentemente tendo saído um, voltou a ser de cinco casais.

Este grupo assenta em dois grandes pilares: “Comunhão”, ex-libris do casal, família, equipa, movimento e da sua integração eclesial e “Partilha”, lema de acção a todos esses níveis, mas sobretudo em casal, em família e em equipa.

Desde a sua formação, a equipa de casais reúne mensalmente, aprofundando a palavra de Deus, com leituras do Evangelho do domingo seguinte ou debruçando-se sobre outros temas, reflectindo, assim, sobre a oração, o quotidiano, diálogo conjugal e familiar, bem como sobre a sua participação na comunidade.

Ao longo destes longos anos, o grupo tem tido incumbências várias na vida activa da paróquia, tais como preparação de noivos, preparação de baptismos, participação como leitores e ainda a realização de um retiro anual destinado aos próprios casais da equipa, bem como a todos os casais da Comunidade e fora dela.

Para além disso, o grupo participou sempre em actividades culturais, como debates de filmes e livros, conferências com sessões abertas sobre temas pertinentes para a sociedade, participação na comemoração dos 450 anos de S. Sebastião, com livro, exposição e palestras.

Há três anos, alguns elementos do grupo ajudaram na criação dos Amigos da Paróquia de S. Sebastião e continuam a desenvolver ações e actividades culturais, visando a recuperação arquitectónica, artística e iconográfica da Igreja. Tudo isto, no sentido do grupo dar contributos que possam ser relevantes para a comunidade.

Isabel Melo