A NOSSA COMUNIDADE
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos - "João 15:13"
EQUIPA SACERDOTAL
ESTRUTURAS PAROQUIAIS
CONSELHO ASSUNTOS ECONÓMICOS
O Conselho para os Assuntos Económicos (CAE) é um órgão consultivo, constituído por um mínimo de três pessoas, sendo o pároco o seu presidente por inerência e que em conformidade com o Código de Direto Canónico, ajuda à atividade paroquial.
GRUPOS DE DINAMIZAÇÃO PAROQUIAL
CATEQUESE DE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
O Setor da Catequese da Infância e Adolescência (CIA), é um daqueles que se reveste de particular importância na vida de qualquer paróquia.
Também na nossa não é diferente, pois a atenção às nossas crianças e jovens são a continuidade da pastoral do próprio Cristo que apontava as crianças como modelo dos que entram no reino dos Céus.
GRUPO DE JOVENS
Dedica uma especial atenção aos adolescentes que terminam o percurso da Catequese, propondo uma continuidade em grupo de jovens, tendo em conta a última fase da Catequese de Adolescência e a pastoral do Crisma, em parceria com o Setor da Catequese de Infância e da Adolescência e outros setores da paróquia.
Promove o acompanhamento e o discernimento vocacional dos jovens e ainda, a formação específica dos animadores.
GRUPO SÓCIO-CARITATIVO
O Grupo Sócio Caritativo (GSC) nasceu em 2006, devido aos inúmeros pedidos de ajuda que chegavam diariamente à Paróquia, tendo como primeira coordenadora a senhora Vemerinda Silva.
A sua equipa de voluntários fez, desde o seu início, parte das Equipas de funcionamento do bar aos sábados e domingos e posteriormente só aos sábados. O GSC começou por gerir um programa de Ajuda Alimentar (PCAAC) lançado pela Segurança Social, também se tornou parceiro de outras organizações como a Cáritas e Cruz Vermelha Portuguesa.
AMIGOS DA PARÓQUIA
O Grupo dos Amigos da Paróquia de S. Sebastião de Setúbal, são um grupo de paroquianos que conscientes da urgente necessidade de recuperação do seu património histórico-artistico e diante da visível degradação deste, venceram o inconformismo e em Maio de 2018, resolveram criar o Grupo dos Amigos da Paróquia de S. Sebastião.
EQUIPA DE CASAIS
“COMUNHÃO E PARTILHA”
A Equipa de Casais Comunhão e Partilha foi constituída a 22 de Novembro de 1986 pelo Pe. Álvaro Magalhães Teixeira, que pretendia criar um Movimento que integrasse equipas de jovens casais, a fim de dar continuidade à caminhada iniciada nos grupos de jovens. Em simultâneo, havia o objectivo de contribuir para uma prestação de serviço à paróquia, já que com o casamento havia um abrandamento nessa participação.
LITURGIA
COMISSÃO DE FESTAS DE N.ª SR.ª DE TROIA
A Comissão de Festas de Nossa Senhora de Troia é a entidade que na Paróquia de São Sebastião, tem a seu encargo a organização das festas anuais em honra de Nossa Senhora com o título de Senhora de Troia. Esta festa que liga as duas margens do Sado, conta com diversos apoios, incluindo Câmara Municipal de Setúbal, Junta de Freguesia de São Sebastião e União das Freguesias de Setúbal.
MOVIMENTOS
CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE SÃO SEBASTIÃO
O Centro Social Paroquial de São Sebastião, nasceu com o intuito de ser o braço social da Paróquia de São sebastião, articulando os serviços sociais paroquiais com outras instituições públicas e privadas, com vista a um serviço da caridade eficiente e mais profícuo.
Em 2006, criou-se o centro Comunitário S. Sebastião, cuja função primordial é a intervenção comunitária que visa promover o desenvolvimento local da comunidade.
Dispõe de valências dirigidas a grupos específicos, crianças, jovens e idosos, atendimento em Serviço Social e Psicologia e Intervenção Comunitária.
REITORIA DA BOA HORA
Fundada em 1566 por Jacinto de Melo, pertenceu à Ordem dos Agostinhos Descalços (Grilos). Subsiste a Igreja com excelente azulejaria neo-clássica do final de setecentos a revestir as paredes com cenas da vida de Santo Agostinho.
Na fachada (neo-clássica), o tímpano exibe as armas da Ordem, partidas com as de Portugal e a águia de Hipona. De salientar uma escultura seiscentista, em prata lavrada, representando Nossa Senhora do Rosário com o Menino. Parte do edifício foi concedido à Câmara que o utilizou como Liceu Municipal e Oficinas da Abegoaria de limpeza da cidade.
(DGPC)
QUASI-PARÓQUIA DO CORAÇÃO DE MARIA
A comunidade do Coração de Maria nasce pelos anos 60, no tempo em que era Prior de São Sebastião o Rev. Pe. António Monteiro, cmf, numa antiga carvoaria, emprestada pela Sra. Maria dos Prazeres Silva e que foi o abrigo para este pequeno grupo, que assim iniciava, sem o saber, os primeiros passos para a criação da Paróquia do Coração de Maria.
Com a graça de Deus, este pequeno grupo cresceu e aquela antiga carvoaria, agora transformada numa pequenina capela, já não conseguia albergar o número de fiéis que ali acorria para a celebração da Eucaristia. Foi com a preciosa ajuda do Prof. Serrano, à data, diretor da Escola Primária nº 8 da Azeda, que ali a comunidade começou a celebrar, permanecendo naquela escola até Março de 2020.