Festas%20de%20Sao%20Sebastian_edited.jpg

COMISSÃO DE FESTAS DE N.ª SR.ª DA TROIA

A Comissão de Festas de Nossa Senhora de Troia é a entidade que na Paróquia de São Sebastião, tem a seu encargo a organização das festas anuais em honra de Nossa Senhora com o título de Senhora de Troia. Esta festa que liga as duas margens do Sado, conta com diversos apoios, incluindo Câmara Municipal de Setúbal, Junta de Freguesia de São Sebastião e União das Freguesias de Setúbal.

Depois de conhecida a tabela de marés, marcam-se os dias da festa que são antecedidos pelo tríduo de preparação às 21h30, na Igreja de São Sebastião, em Setúbal.

O primeiro dia da festa, o sábado, inicia-se com a alvorada em Setúbal às 08h00, e, da parte da tarde, com início pelas 15h15, decorre uma missa pelos marítimos falecidos, na Igreja de São Sebastião. Uma hora depois, a procissão sai da igreja para o transporte fluvial da imagem da Senhora do Rosário para a capela situada na chamada Caldeira da Troia (Península de Troia).

Neste dia pela noite, já em Troia onde os participantes permanecem no tradicional acampamento na Caldeira, há uma procissão de velas pela praia, a que se segue um baile e arraial.

O início do domingo é, uma vez mais, marcado com uma alvorada, às 08h00. Às 10h30, celebra-se uma missa solene, seguida de nova procissão pelo areal. Pela tarde estão previstos divertimentos na praia e o concurso de barcos engalanados. Este segundo dia de festejos termina com baile e arraial, a partir das 22h00, e um espetáculo de fogo de artifício, agendado para a meia noite.

Na segunda-feira, dia de encerramento das festividades em honra de Nossa Senhora do Rosário de Troia, há uma missa por alma dos marítimos falecidos e dos seus familiares, às 10h00. A partir das 11h00, há divertimentos na praia e meia hora depois são entregues os prémios aos vencedores do concurso de barcos engalanados.

O ponto alto das festividades é o tradicional retorno a Setúbal, em círio por mar, com dezenas de embarcações engalanadas, com partida de Troia às 17h15 passagem no Hospital do Outão onde é deixada uma mensagem de conforto e esperança aos doentes lá internados e a chegada prevista a Setúbal por volta das 18h00.