APOIE A PARÓQUIA

Filhinhos, não amemos com palavras nem com língua, mas com obras de Verdade. 1 João 3: 18

AMIGOS DA PARÓQUIA

Construída entre 1564 e 1566, juntamente com convento de São Domingos, a Igreja de São Sebastião apresenta uma história riquíssima com várias peças e obras de arte de valor incalculável, mas que ao longo dos anos se foram deteriorando. Contudo a Paróquia e os seus paroquianos sempre tentaram amenizar o passar do tempo, com melhores ou piores resultados. Há cerca de 30 anos, o P. Álvaro de Magalhães Teixeira, mobilizou a comunidade e sobretudo os jovens para levar a cabo algumas iniciativas de reconstrução e restauro da Igreja. Uma grande obra realizada ao tempo, foi a revisão do telhado e sua estrutura de suporte, a recuperação do Órgão de Tubos e a recuperação do teto da nave da igreja. Outros sacerdotes foram-se sucedendo, recuperou-se a Capela do Santíssimo, o corredor do Claustro e outras obras menos visíveis. Mas como em tudo o tempo passa, e também passa pela nossa igreja muitas coisas depressa se vão degradando.

Em 2018, renascia no coração da paróquia a necessidade de se cuidar do nosso património histórico e cultural.  Foi, assim, criado o Grupo dos Amigos da Paróquia de S. Sebastião, cuja missão fundamental passa pela angariação de fundos, com vista à recuperação arquitetônica, artística e iconográfica da Igreja. Os fundos angariados permitiram avançar para obras cruciais, onde se destacam as seguintes já efetuadas:

- > Renovação do telhado da sacristia e conservação de azulejos dos séculos XVII e XVIII.

- > Reparação e pintura da parede exterior norte da igreja.

- > Alteração da iluminação da Igreja, passando-a para sistema LED.

- > Intervenção em parte do telhado da Igreja e da parede lateral voltada a norte.

- > Reparação e pintura das salas da catequese.

- > Restauro do altar de São Sebastião, eliminando intervenções do séc. XX.

- > Restauro da escultura de S. Sebastião e reposição no seu altar colateral.

- > Restauro do altar, onde se inclui a pintura de grandes dimensões do pintor setubalense Francisco Augusto Flamengo.

- > Restauro da escultura de Nossa Sra. do Rosário, uma obra complexa e de grande intervenção.

- > Restauro das esculturas de São José e de Santo António, imagens laterais do altar de N.ª Sr.ª do Rosário.

- > Restauro das coroas e resplendores das imagens do altar de N.ª Sr.ª do Rosário.

- > Restauro das esculturas de S. José das Botas e do Menino Jesus Bom Pastor.

- > Outras pequenas reparações em algumas peças de menor vulto.

- > O Agrupamento 59, recuperou o interior da torre sineira, a escada de acesso ao sino e a sala da torre.

O restauro da escultura de São Sebastião revestiu-se de grande significado para a paróquia, porque é o seu padroeiro e porque se encontrava verdadeiramente bastante danificada. A escultura em madeira policromada do séc. XVIII, apresentava a policromia muito escurecida pelos anos de fumos de velas. O cendal, por outro lado, apresentava inúmeras perfurações, fragilizando esta zona da peça. Também um dos olhos da imagem do santo há muito não se encontrava na devida posição, sendo necessário recuperá-lo do interior do próprio rosto. As mãos já tinham perdido alguns dedos e tinha sido separada da árvore que apresentava também algumas incongruências.

O conjunto tinha sido colocado no nicho inferior do altar-mor. Talvez a localização fosse a razão para alguns dos problemas identificados, por isso impunha-se, depois do seu restauro, que voltasse ao altar colateral dedicado ao santo padroeiro. Esse seria o altar fronteiro à capela do Santíssimo, encimado pelas características três setas cruzadas, símbolo iconográfico de São Sebastião que se repete no teto da nave da igreja. Contudo, o altar tinha sido adulterado na sua estrutura interior para albergar a imagem de Nossa Senhora de Fátima.

O estudo do altar permitiu observar que a nova estrutura se encontrava atacada pelo bicho, o que exigia tratamento adequado: Eliminou-se o que de recente tinha sido acrescentado e foi restaurada a capela primitiva, recuperando a pintura e os elementos decorativos.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima passou para o altar da Visitação e a escultura do mártir restaurada ocupou de novo o seu primitivo altar, no dia 20 de janeiro de 2019.

COMO CONTRIBUIR

Restaurar a igreja de São Sebastião não se apresenta tarefa fácil, sobretudo para uma paróquia pobre como a nossa. São Sebastião, Nossa Senhora do Rosário e São Domingos há muito se juntaram aos amigos da paróquia para, com a sua intercessão, pedir a Deus que nos permita alcançar os nossos objetivos: Recuperar o nosso património, construir a verdadeira Igreja.

Mas a missão só avança, com a ajuda de todos os nossos amigos. Temos para o efeito vários produtos disponíveis para todos os que os quiserem adquirir e assim contribuir para os melhoramentos da nossa Igreja.

Conheça o Cantinho dos Nossos Produtos e contacte-nos para obter o produto que deseja!

NIB para donativos: PT50001800000226063300138

CANTINHO DOS NOSSOS PRODUTOS

Conheça as diferentes variedades de produtos e ajude-nos nas nossas atividades

Contacte-nos

Preenche o formulário de contacto e escolha o produto que deseja.  Entraremos em contacto para a entrega.

Juntos sempre seremos mais!