Amigos da Paroquia.jpg

AMIGOS DA PARÓQUIA

O Grupo dos Amigos da Paróquia de S. Sebastião de Setúbal, são um grupo de paroquianos que conscientes da urgente necessidade de recuperação do seu património histórico-artistico e diante da visível degradação deste, venceram o inconformismo e em Maio de 2018, resolveram criar o Grupo dos Amigos da Paróquia de S. Sebastião. 

O seu empenho visa essencialmente o restauro arquitectónico, artístico e iconográfico da Igreja, com base em iniciativas para angariação de fundos. Este Grupo começou desde logo a desenvolver e a pensar ações a curto e médio prazo, começando por encetar o programa “Torne-se Amigo da Paróquia” e “Seja Mecenas”. Seguiram-se almoços comunitários e espectáculos no Cine Charlot e nos claustros da Igreja, com intervenção dos vários grupos da Paróquia e alguns artistas profissionais, que se tornaram regulares. 

Nessa linha de acção, concretizou-se o 1º dos Encontros de S. Sebastião nos claustros da Casa Episcopal, seguindo-se depois o II e este ano o III Encontro de S. Sebastião, com artistas de renome e sempre com grande adesão de toda a comunidade.

 

Nesse primeiro evento, fez-se o lançamento de vinhos de S. Sebastião, exclusivos da Paróquia, com a generosa parceria da Casa Ermelinda Freitas, que se tornou num evento periódico, tendo sempre nos rótulos obras de arte por base, como azulejos da Sacristia e obras de pintores setubalenses, exclusivamente cedidos para o efeito. 

No dia de S. Martinho, criou-se o Sop`Arte, Festival de Sopas que se tem mantido. Instituiu-se igualmente a “Revista de S. Sebastião”, onde ano a ano se dão a conhecer as obras feitas na Igreja, em resultado das iniciativas levadas a cabo pelos Amigos da Paróquia. Culminam estes eventos, com a celebração do dia de S. Sebastião, padroeiro da Igreja, a 20 de Janeiro, que tem como momento alto da festa, a Eucaristia, com a bênção de obras de vulto e Altares restaurados. 

Todas estas acções e obras conseguidas, têm tido o envolvimento não só dos paroquianos, mas também de uma comunidade alargada, seja com parcerias, mecenato, participação nos eventos e espectáculos e doação de obras de arte. Tem, assim, havido grande interesse, com bastante eco e envolvimento da comunidade setubalense, na perspectiva de que temos um património que é de todos. 

Os fundos até aqui angariados, permitiram avançar para obras cruciais de estrutura, como foi o caso do arranjo do telhado da sacristia, pintura parcial da parede lateral, bem como a recuperação de um antigo arcaz e a consequente preservação de painéis de azulejos dos séculos XVII e XVIII. A ajuda de alguns mecenas permitiu ainda uma mudança e melhoria na iluminação, obras de recuperação de salas para a catequese, bem como restauro e conservação iconográfica; nesta, destacamos a intervenção de S. José das Botas, Sto. António e S. José e muito em especial, S. Sebastião e o seu novo Altar, bem como o Altar de Nossa Senhora do Rosário, com a obra do pintor setubalense, Francisco Augusto Flamengo. 

Abriram-se as portas para uma nova era de dinamismo face à recuperação da Igreja de S. Sebastião, não só em termos de património, mas muito em especial de uma maior congregação da Comunidade. 

A NOSSA PARÓQUIA

A Paróquia de São Sebastião de Setúbal é uma das mais antigas de Setúbal e abrange uma vasta população da zona Este da cidade. Tem como sede a Igreja de São Sebastião, sendo o glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão, o seu padroeiro.

MORADA

Largo de São Domingos

2910-092 SETÚBAL

GPS: G4F8+92  Setúbal

(38.5234847, -8.8848878)

E-mail: geral@paroquiassebastiao.diocese-setubal.pt

Telefone:  265 523 051

Telemovel: 929 167 104

INSCREVA-SE E RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS
  • Gris Icono de Instagram
  • Gris Facebook Icono
  • Gris Icono de YouTube

© 2020 por Paróquia São Sebastião